terça-feira, 23 de outubro de 2012

PMDB recua, adia convenção para dezembro e vai buscar chapa consensual




Maranhão e Wilson Santiago disputam comando da Executiva Estadual

A Executiva estadual do PMDB se reuniu no início da noite desta segunda-feira (22) na sede do partido em João Pessoa, localizada na Avenida Duarte da Silveira, e decidiu adiar para o próximo dia 18 de dezembro a convenção para escolher o novo presidente do partido, que seria realizada na próxima sexta-feira (26).
O presidente do diretório municipal do PMDB na capital, o deputado Benjamin Maranhão, explicou que o adiamento ocorreu após uma recomendação do presidente nacional do partido, o senador Valdir Raupp, solicitando que não houvesse confronto nas eleições internas da sigla.
“A executiva aprovou de forma unanime a recomendação do PMDB nacional e resolvermos adiar a convenção para o mês de dezembro, para que não haja confronto e possamos firmar uma chapa consensual”, declarou.
Até esta segunda duas chapas tinham sido registradas, uma encabeçada pelo ex-governador José Maranhão e outra pelo ex-senador Wilson Santiago.
Após a reunião, Maranhão falou com a imprensa e disse que a mudança na data da convenção, acatando a recomendação da Executiva Nacional mostrar que os peemedebistas paraibanos são disciplinados equerem o melhor para o partido.
O ex-governador disse também que a decisão de hoje não anula as chapas já registradas, mas não descartou a possibilidade de entendimento e a apresentação de uma chapa de consenso até dezembro. “Meu espírito sempre foi do entendimento e esta é a tradição do PMDB em todas as convenções, por isso acredito que ainda poderemos chegar a um consenso com relação à formação de uma chapa única”, afirmou.
Maranhão também rebateu as informações de que não havia registrado a sua chapa em tempo hábil. “Nunca se viu tamanha leviandade. A chapa foi registrada, entramos com a nossa chapa as 10h30 do dia do encerramento do prazo”, disse.
O ex-governador ainda revelou que ficou surpreso com a postura dos dissidentes que não aceitaram a sua liderança e decidiram bater chapa com o seu grupo.
“Em política tudo é possível acontecer. Evidentemente não tinha esta expectativa, estive no Governo do Estado ao lado de todos estes companheiros, ajudei a elegê-los e a Paraíba inteira sabe disso. Não esperava acontecer o que aconteceu. Mas, ainda continuo apostando no entendimento”, declarou.
O ex-senador Wilson Santiago, que pretende bater chapa com Maranhão, disse que na reunião de hoje não “existiu vencedores e perdedores, apenas foi respeitada a democracia, a vontade de todos”. Santiago disse que a unidade do partido não está sendo abalada com este processo e também não descartou a possibilidade de uma fusão das chapas.
“Até 48 horas antes do dia da convenção podemos chegar a um consenso e formar uma chapa única”, disse.
Os membros da executiva estadual que participaram da reunião e votaram pelo adiamento da convenção foram os seguintes: Antônio de Souza, José Maranhão, Marcelo Firmo, Gervásio Filho, Olenka Maranhão, Chica Mota, Neuza Costa , João Laércio e Roberto Paulino.
Além deles, outros nomes, a exemplo dos deputados manoel Júnior, Raniery Paulino e Wilson Filho, também participaram da reunião, mas sem direito a voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário