sábado, 27 de outubro de 2012

Justiça Eleitoral determina ao Sistema Correio se abster de comentários que favorecem Romero Rodrigues



Justiça Eleitoral determina ao Sistema Correio se abster de comentários que favorecem Romero Rodrigues
O Juiz Ruy Jander Teixeira da Rocha, da 17ª Zona Eleitoral, Coordenador da Propaganda Eleitoral e de Mídia de Campina Grande, determinou ao Sistema Correio de Comunicação, através de Notificação, que se abstenha de emitir comentários que favoreçam o candidato Romero Rodrigues (PSDB), da Coligação Por Amor a Campina.
A decisão se deu em face de comentários de radialistas dos programas Correio Debate e Balanço Geral, da Rádio Correio, "onde houve incontestável desvirtuamento do conteúdo jornalístico, para o escancarado favorecimento à candidatura a Prefeito de Romero Rodrigues, pugnando pela concessão de medida liminar".
Segundo o Magistrado, "as matérias veiculadas e constantes das degravações demonstram, numa primeira análise, que foram difundidas por pessoas entrevistadas e no contexto dos programas opiniões que favorecem o candidato Romero Rodrigues, havendo um tratamento que pode ser considerado como privilegiado, o que deve ser melhor analisado na sentença".
Ruy Jander afirmou ser "ponderável se alertar a emissora para não dar continuidade a esse tipo de programação até o final do pleito eleitoral, devendo observar que nenhuma emissora neste País, nem no Estado da Paraíba, está acima da lei, e que norma prevista no art. 45, e seus incisos III e IV, da Lei N.º 9.504/97, deve ser respeitada por todos".
Emissora notificada - O Juiz mandou notificar a Rádio Correio para "observar a norma do art. 45, III e IV, da LE, fazendo suas matérias jornalísticas sem tecer comentários tendenciosos a beneficiar determinado candidato e dar tratamento isonômico a ambas as candidaturas".
Ruy Jander analisou denúncia da Coligação Campina Segue em Frente, da candidata Tatiana Medeiros (PMDB), segundo a qual "a empresa demonstrou claro interesse em dar ênfase à referida candidatura, utilizando-se do espaço do programa para difundir entusiasmados comentários sobre adesões e perspectiva de vitória em prol de Romero Rodrigues".
A Coligação apresentou trechos de degravações comprovando que nos dias 22 e 23 a emissora veiculou entrevistas com vereadores que, declaradamente, apóiam a candidatura do candidato do PSDB, além do Presidente do Sintab e vereador eleito pelo grupo do candidato Tucano. Nas entrevistas, de forma escancarada, os entrevistados fizeram comentários que induzem ao eleitor a votar no candidato tucano, como se este fosse o melhor para a cidade, em detrimento da outra candidatura.
Também foi citado na representação comentário ainda mais grave do radialista Fabiano Gomes, no Programa Correio Debate que, de forma, escancarada, afirmou que a eleição em Campina Grande estava decidida e que o Prefeito eleito seria Romero Rodrigues. Segundo a Coligação de Tatiana, a emissora "ultrapassou os limites legais, incursionado pelo destaque e louvações acentuadas ao candidato Romero Rodrigues,candidato do PSDB, cravando como certa sua vitória".
 Blog do Dercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário